Categorias
mato grosso do sul noticias politica

Campanha de vacinação antirrábica chega neste sábado à região sul de Ponta Porã




A prefeitura de Ponta Porã, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, Unidade de Vigilância de Zoonoses, realiza neste sábado (4/10), a campanha de vacinação antirrábica visando atender vários bairros da região sul da cidade.

As doses para imunizar cães e gatos contra a raiva estarão disponíveis das 13h às 18h30 em dez pontos de vacinação.

A Secretaria Municipal de Saúde reforça que a vacinação é fundamental para prevenir a raiva, doença grave e letal que pode ser transmitida aos seres humanos. A imunização dos animais de estimação é a forma mais eficaz de manter o controle da doença e proteger toda a comunidade.

Os postos de vacinação neste sábado funcionarão nos seguintes locais: Poli Rachid Saldanha Derzi (Marambaia), Escola Municipal Manoel Martins, Igreja Assembleia de Deus (bairro Júlia Cardinal), Escola Conceição Capiberibe, Escola Ignez Andreazza, Área de Lazer do Mooca, CRAS Extensão Salgado Filho (antigo Teixeirinha), Praça Pedro Manvailer (Prefeitura), Mercado Azul (Bairro São Francisco) e Pizzaria Sabor de Mel (Jardim Primavera).

Domingo

No domingo (5/10), a campanha de vacinação antirrábica será realizada no horário das 8h às 11h30 no Horto Florestal e no Parque dos Ervais. Como a vacinação é realizada ao ar livre, caso chova poderá ser cancelada.


Veja a matéria completa aqui!

Categorias
esporte noticias

‘Sergipano’ conta com ‘pé quente’ de Poatan para o UFC 320

O peso médio André ‘’Sergipano’’ Muniz espera manter o bom retrospecto quando luta em grandes eventos do UFC. Neste sábado, ele enfrenta o armênio-americano Edmen Shahbazyan no UFC 320, que é encabeçado pela revanche entre Alex Poatan e Magomed Ankalaev, e acredita que lutar ao lado de grandes nomes do MMA brasileiro é sinal de boa sorte a ele.

continua após a publicidade

Desde que estreou no UFC em 2019, André lutou em três eventos numerados, considerados os mais importantes da organização. Foram três vitórias, incluindo a maior de sua carreira, sobre o lendário campeão mundial de jiu-jitsu Ronaldo Jacaré.

Além disso, em duas das três lutas, ‘’Sergipano’’ estava nas preliminares de uma luta de Charles Oliveira. Desta vez, com Poatan de main event, o brasileiro espera ainda mais sorte.

continua após a publicidade

 –  A atmosfera de um card numerado é bem diferenciada, é muito legal vivenciar isso aqui. Ainda mais para alguém como eu, que vem do norte de Minas Gerais, ter a oportunidade de estar lado a lado com lendas do esporte. Dá vontade de tirar foto com todo mundo, pedir autógrafo (risos). Eu já lutei em outros cards numerados e sempre fui bem, e já tive a oportunidade de lutar no mesmo evento do Charles e do Poatan e sempre fui muito bem. Espero que isso se repita no sábado. Sempre tive muita sorte nos eventos grandes com brasileiros e quero que isso continue – comentou Muniz, em entrevista exclusiva ao LANCE!

André ''Sergipano'' em ação no UFC (Foto: Reprodução Instagram André Muniz)
André ”Sergipano” em ação no UFC (Foto: Reprodução Instagram André Muniz)

Análise do adversário no UFC

Mesmo vindo de derrota para Ikram Aliskerov, ‘’Sergipano’’ segue com moral no UFC, uma vez que seus três reveses foram para atletas de alto gabarito – além de Aliskerov, Muniz perdeu para Brendan Allen e Paul Craig. O brasileiro, que conta com vitórias sobre Jacaré, Uriah Hall e Eryk Anders, espera adicionar Shahbazyan a esta lista.

continua após a publicidade

– Ele é muito completo, mas procura mais a luta em pé. Ele tenta fazer um controle de distância, gosta de fazer uma luta mais cadenciada. Acredito que ele vai querer manter a luta em pé e eu vou fazer o contrário disso, procurar o grappling. Vai ser uma briga muito boa, mas eu estou confiante de que vamos sair com o braço erguido – comentou ‘’Sergipano’’, que não se fez de rogado ao ser perguntado sobre uma previsão de resultado:

 – Eu trabalhei muito, sei que é uma luta muito importante para a minha carreira, então hoje eu estou muito bem preparado para buscar essa finalização. E eu acredito que ela possa vir o mais rápido possível, é o que a gente espera. Mas estamos preparados. Acredito que entre o segundo e o terceiro rounds, ela vem.

Palpites para revanche do amigo Poatan

Aos 35 anos, André já tem bastante vivência no mundo do MMA, tendo tido a oportunidade de treinar com Alex Poatan no passado. Por isso, ‘’Sergipano’’ tem confiança plena na volta por cima do ex-campeão diante de Ankalaev.

 – Minha torcida é total para o Poatan. Já treinei com ele, junto com a equipe do Glover, já fiquei um tempo lá. (O Poatan) é um cara iluminadíssimo, uma pessoa super gente boa, humildaço, ajuda muita gente, muita gente mesmo, em São Paulo, aqui nos Estados Unidos. É um cara que, se você trocar ideia com ele, te recebe super bem. Fiquei na casa dele, então pessoalmente eu estou torcendo muito para o Alex, eu quero que ele vença. Na primeira luta, aconteceu um revés, mas tecnicamente falando, o Alex na trocação é muito superior, eu acredito que nessa luta vai estar tudo certo, ele vai conseguir um grande nocaute e vai voltar com esse título para o Brasil – apostou Muniz.

➡️Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte

FICHA TÉCNICA
UFC 320 — Las Vegas, EUA
Data: 4 de outubro de 2025
Horário: A partir de 19h (horário de Brasília)
Local: Las Vegas, EUA
Onde assistir: UFC Fight Pass (todo o card) pela internet

Card Principal – a partir das 23h (de Brasília)
Peso meio-pesado: (c) Magomed Ankalaev (RUS) x Alex Poatan (BRA)
Peso galo: (c) Merab Dvalishvili (GEO) x Cory Sandhagen (EUA)
Peso meio-pesado: Jiri Prochazka (CHE) x Khalil Rountree Jr (EUA)
Peso pena: Josh Emmett (EUA) x Youssef Zalal (MAR)
Peso médio: Abus Magomedov (ALE) x Joe Pyfer (EUA)

Card Preliminar – a partir das 19h (de Brasília)
Peso médio: Ateba Gautier (CAM) x Ozzy Diaz (EUA)
Peso médio: Edmen Shahbazyan (EUA) x André Muniz (BRA)
Peso galo: Chris Gutierrez (EUA) x Farid Basharat (AFG)
Peso pena: Daniel Santos (BRA) x Joosang Yoo (COR)
Peso galo: Macy Chiasson (EUA) x Yana Santos (RUS)
Peso galo: Patchy Mix (EUA) x Jakub Wiklacz (POL)
Peso meio-médio: Punahele Soriano (EUA) x Nikolay Veretennikov (CAZ)
Peso meio-médio: Ramiz Brahimaj (EUA) x Austin Vanderford (EUA)
Peso mosca: Veronica Hardy (VEN) x Brogan Walker (GUA)

Veja Matéria COmpleta aqui!

Categorias
noticias paraguai

Fábrica de Globos Locos Made in Paraguay potenciará su producción mediante nuevos incentivos

El Grupo GL “Globos Locos”, empresa paraguaya con 37 años de trayectoria en la fabricación de inflables publicitarios busca incrementar su producción y generar así más empleos mediante los nuevos regímenes de inversión impulsados por el MIC, según informó el gerente de la firma, Gregorio Leos, al viceministro de Industria, Marco Riquelme.

Durante una visita del viceministro Riquelme a las instalaciones de la fábrica, Leos compartió las proyecciones de crecimiento de la empresa, detallando sus procesos productivos, el desarrollo de nuevos productos y la importancia de los incentivos a la inversión.

Destacó la especialización de su fábrica, AcuaPark SRL, en productos que demandan alta calidad, como materiales ignífugos y equipos de alta precisión, lo que les ha permitido consolidar una importante presencia exportadora en mercados competitivos como Puerto Rico, Bolivia, Brasil, Argentina, Senegal y varios países europeos. El grupo se complementa con Divertijuego y Airbus o VR.

Leos valoró la visita como del viceministro del MIC, destacando que es la primera vez en 37 años que AcuaPark recibía la visita de representantes del gobierno interesados en comprender sus necesidades.

Sobre la empresa

El grupo GL “Globos Locos”, ubicada en la ciudad de Luque, inició en el año 1.988 y se dedica a la fabricación de inflables para juegos y publicidad, trajes de bioseguridad, impermeables, bolsones herméticos y otros. Ocupa de forma fija a 75 personas y a otras 25 por unidad de trabajo.

 

01/10/2025

Leia matéria completa aqui!

Categorias
internacional noticias

Trump diz que Putin ficou 'completamente louco'

O presidente norte-americano também direcionou críticas ao presidente ucraniano Volodymyr Zelensky

Leia matéria completa aqui!

Categorias
agro noticias

Fretes na Bahia mantêm estabilidade e registram altas


Novos mercados favorecem exportações de soja e algodão



Foto: Arquivo Agrolink

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgou, na segunda-feira (29), a edição de setembro do Boletim Logístico, que apontou estabilidade e alta nos valores dos fretes na Bahia, a depender da região produtora de grãos e da rota de transporte.

Segundo o boletim, “as principais rotas demandadas em agosto foram as oriundas de Luís Eduardo Magalhães (BA) para Santos (SP), Salvador (BA) e São Luís (MA), além de Paripiranga (BA) para Feira de Santana (BA)”. Os fretes para os portos seguem com fluxo de retorno garantido devido ao aumento das importações de fertilizantes.

Na praça de Irecê, foi observada estabilidade na cotação do frete, diante da baixa demanda após o fim da safra. Já em Luís Eduardo Magalhães houve elevação dos valores em razão da maior procura pelo transporte de grãos e fibras para portos, indústrias, setor granjeiro e atacadista.

No Nordeste baiano, a atividade de frete registrou manutenção dos valores para Vitória (ES) e Recife (PE), com alta apenas para Feira de Santana (BA). O movimento logístico na região segue reduzido, já que a colheita do milho de terceira safra começou apenas em pequenas áreas. “Dessa forma, o preço permanece estável, com alta somente em uma rota”, destacou o relatório.

No mercado externo, dados do Comex Stat mostraram que em agosto houve aumento nas exportações do complexo soja e algodão em relação a junho, sem registro de embarques de milho. A alta foi de 25% para a soja e 5% para o algodão em comparação a julho, números ligeiramente inferiores aos de agosto de 2024. Esse avanço foi atribuído ao maior ritmo de comercialização da safra, antes reprimida no primeiro semestre, e à abertura de novos mercados diante da instabilidade do comércio internacional.



Veja a matéria completa aqui!

Categorias
inovacao noticias

28 de Agosto, 2025, 23 de Septiembre, 2025, 10 de Septiembre, 2025, 23 de Septiembre, 2025

28 de Agosto, 2025, 23 de Septiembre, 2025, 10 de Septiembre, 2025, 23 de Septiembre, 2025

Veja a matéria completa aqui!

Categorias
mato grosso do sul noticias politica

Caçadores são presos com jacarés abatidos e armas




Três homens foram presos pela Polícia Militar Rural de Coxim, ao serem flagrados transportando jacarés abatidos. O trio também portava armamento ilegal ao ser abordado por volta das 22h, durante patrulhamento na Rodovia MS-423, na região pantaneira do município.

Na abordagem a uma caminhonete S10 preta, os policiais localizaram na carroceria quatro jacarés mortos, com perfurações na cabeça compatíveis com disparos de arma de fogo. No interior do veículo foram encontrados um revólver calibre 38, com numeração raspada, uma espingarda de pressão modificada e quatro facas.

Os homens confessaram que haviam abatido os animais utilizando o armamento e os objetos apreendidos. Nenhum dos envolvidos possuía autorização para o porte de arma de fogo.

O trio foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Rio Verde de Mato Grosso, juntamente com os animais e o material apreendido. Um dos indivíduos foi autuado em flagrante por porte ilegal de arma de fogo de uso restrito, devido à supressão da numeração do revólver. Os três também foram responsabilizados por crime ambiental, por matar animais da fauna silvestre sem autorização legal.

Dois dos indivíduos foram liberados após prestarem depoimento. Um deles permaneceu preso, em razão da gravidade da infração com as armas. A Polícia Militar Ambiental de São Gabriel do Oeste prestou apoio à ocorrência e ficou responsável pela guarda e destinação dos jacarés e o caso segue sendo investigado pela Polícia Civil.


Veja a matéria completa aqui!

Categorias
noticias paraguai

El MIC habilita Contact Center exclusivo para Mipymes

Desde este miércoles el Ministerio de Industria y Comercio, a través del Viceministerio de Mipymes, habilitó un Contact Center, una nueva herramienta que apunta a recibir y evacuar todas las consultas de las Micro, pequeñas y medianas empresas y emprendedores del país. Esta nueva herramienta busca convertirse en un canal directo de comunicación, orientación y asistencia para uno de los sectores más dinámicos de la economía paraguaya.

Las Mipymes y empredendores recibirán respuestas sobre temas de innovación y digitalización, formalización de negocios, capacitación, asesoría técnica, acceso a programas de financiamiento, además de apoyo para la internacionalización de productos y servicios. Los usuarios podrán acceder a información clave para potenciar sus emprendimientos.

“A partir de ahora, las Mipymes podrán comunicarse mediante llamadas o por WhatsApp con el número: 021- 729.7373, directamente con el Viceministerio de Mipymes, donde tus consultas serán evacuadas”, señaló el viceministro Gustavo Giménez.

Según autoridades del MIC, esta iniciativa responde a la necesidad de acercar el Estado a los emprendedores, facilitando el acceso a recursos, herramientas y políticas públicas que muchas veces no llegan a los territorios más alejados o a los sectores menos formalizados. “Queremos que cada emprendedor, sin importar su ubicación geográfica o nivel de desarrollo, tenga la posibilidad de recibir orientación oportuna y personalizada”, señalaron desde el Viceministerio.

El Contact Center estará disponible de lunes de a viernes, desde las 07:00 a 18:00 horas, con personal capacitado para brindar respuestas ágiles y efectivas, de manera a que se convierta en un punto de referencia para miles de emprendedores que buscan crecer, innovar y contribuir al desarrollo económico del país.

 

01/10/2025

Leia matéria completa aqui!

Categorias
internacional noticias

agricultores protestam por flexibilização de permissões

A FNSEA, maior federação agrícola da França, e o sindicato dos Jovens Agricultores organizaram nesta segunda-feira, 26, um protesto em frente à Assembleia Nacional, em Paris. A ação tem como alvo o que consideram uma obstrução, por parte de deputados do partido de esquerda França Insubmissa (LFI) e da bancada ecologista social, a um projeto de lei que propõe remover restrições para a atividade agrícola.

+ Leia mais notícias do Mundo em Oeste

As duas entidades criticam a apresentação de cerca de 3,5 mil emendas ao texto — das quais 1,5 mil vieram dos ecologistas e 800 do partido de esquerda. Segundo o jornal francês Le Monde, o projeto não é unanimidade entre os agricultores. 

Na última sexta-feira, 23, a Confederação Camponesa, terceiro maior sindicato agrícola da França, reafirmou sua oposição à proposta. A entidade classificou o texto como “completamente retrógrado” e benéfico para “apenas uma pequena parte do agronegócio“, conforme reportado pela Rádio França Internacional (RFI).

“Essa lei é como dar um tiro no próprio pé. Ela vai acelerar a concentração das fazendas”, afirmou Fanny Métrat, porta-voz do sindicato. Ela também criticou o “mito da unidade camponesa, que supostamente falaria com uma só voz”.

França discute inseticidas e reservas hídricas

O projeto, apelidado de “PPL Duplomb”, é apresentado como um complemento técnico à Lei de Orientação Agrícola, aprovada em fevereiro. O texto inclui medidas que têm gerado discussão, como o afrouxamento ou a eliminação de proteções ambientais.

O artigo 2, em especial, propõe a reautorização de inseticidas da classe dos neonicotinoides — proibidos na França desde 2018 por seus impactos sobre os polinizadores. 

As três substâncias envolvidas são a acetamiprida, menos tóxica para as abelhas, mas ainda preocupante, o sulfoxaflor, que é tóxico para as abelhas, e a flupiradifurona, considerada menos tóxica pelos fabricantes, embora estudos independentes indiquem efeitos subletais preocupantes para os polinizadores.

A liberação seria concedida por decreto, com validade de três anos, para setores agrícolas que enfrentam dificuldades no controle de pragas e estejam comprometidos a pesquisar por alternativas. Cultivos como beterraba (400 mil hectares), avelãs (8 mil hectares) e kiwis (3 mil hectares) estariam entre os beneficiados.

De acordo com o portal FranceInfo, médicos e cientistas afirmam que a proposta representa uma contestação do papel da expertise científica no processo de autorização de comercialização de produtos fitossanitários, ao reduzir a influência da Agência Nacional de Segurança Sanitária (Anses).

Outro ponto controverso é o artigo 5, que busca “facilitar projetos de armazenamento de água de interesse geral relevante”. A proposta reacende debates sobre as chamadas megabacias, estruturas criadas em regiões afetadas por secas recorrentes. O governo promete reintroduzir essa disposição e garantir um “equilíbrio entre os desafios ambientais e as necessidades da agricultura”.

Leia matéria completa aqui!

Categorias
benigon

Dubai é logo ali (+inauguração do novo shopping)em PJC-PY

Veja a Publicação Original aqui!