Categorias
agro noticias

produtores retomam implantação após perdas severas


Produtores avançam no plantio de mandioca em Santa Rosa



Foto: Agrolink

O Informativo Conjuntural, divulgado nesta quinta-feira (2) pela Emater/RS-Ascar, destacou que os produtores da região administrativa de Santa Rosa aproveitaram a menor umidade do solo para intensificar a implantação das culturas de mandioca da nova safra.

Segundo o levantamento, há uma forte procura por material propagativo, em razão das perdas registradas nos cultivos anteriores. “Grande parte das plantações sofreu de forma severa com podridões das raízes, o que levou à morte de muitas plantas”, informou a Emater/RS-Ascar.

Ainda conforme o informativo, uma agroindústria de Salvador das Missões concluiu a implantação das áreas, enquanto os demais produtores seguem o processo em ritmo mais lento.



Veja a matéria completa aqui!

Categorias
inovacao noticias

MITIC Paraguay (@miticpy)

110 likes, 2 comments – miticpy on September 22, 2025: “🚀 | “Aprendiendo con META” cierra su ciclo 2025 en Asunción

🔹 El programa de entrenamiento digital para emprendedores culmina el 7 de octubre en el @bancocentralpy, tras reunir a más de 2.200 asistentes en Encarnación y CDE.

Más detalles en nuestra web”.



Veja a matéria completa aqui!

Categorias
benigon

CHINA E PARAGUAY, POSSIBILIDADES E PECULIARIDADES PARA EMPREENDER E LUCRAR

Veja a Publicação Original aqui!

Categorias
mato grosso do sul noticias politica

Governo abre chamamento público para gestão do Hospital Regional de Ponta Porã

A SES (Secretaria de Estado de Saúde) publicou, nesta quinta-feira (2), o Chamamento Público nº 001/2025/SES para selecionar a entidade responsável pela administração do Hospital Regional de Ponta Porã, Dr. José de Simone Netto.

O processo prevê a escolha de uma OSS (Organização Social de Saúde) já qualificada no Estado do Mato Grosso do Sul, com experiência comprovada na gestão hospitalar com perfil de média complexidade.

A instituição selecionada assumirá o gerenciamento, a operacionalização e a execução dos serviços de saúde no hospital, que atende pacientes da região de fronteira.

O contrato terá vigência inicial de até 60 meses, podendo ser renovado de acordo com o cumprimento das metas pactuadas e a aprovação das prestações de contas.

A primeira sessão pública do chamamento está marcada para o dia 4 de novembro de 2025, às 8h (horário local), na Sala de Reunião Beatriz Dobashi, na sede da SES, em Campo Grande, no Parque dos Poderes.

Cronograma do Chamamento Público

  • Divulgação do edital: 2 de outubro de 2025
  • Prazo máximo para pedidos de esclarecimento: 30 de outubro de 2025
  • Divulgação da nota de esclarecimento: 3 de novembro de 2025
  • Entrega dos envelopes (sessão de abertura): 4 de novembro de 2025

O edital completo está disponível no site da Secretaria de Estado de Saúde (www.saude.ms.gov.br), na aba Organização Social – Chamamento Público 2025.

Informações adicionais podem ser obtidas pelo telefone (67) 3318-1757 ou pelo e-mail gabinete.ses@saude.ms.gov.br.

Danúbia Burema, Comunicação SES
Foto: Arquivo

Veja a matéria completa aqui!

Categorias
noticias paraguai

Perú: Avanzan en una hoja de ruta conjunta para fortalecer la internacionalización de las MIPYMES

En una estratégica reunión entre la comitiva paraguaya encabezada por el viceministro de Mipymes, Gustavo Giménez y el equipo Directivo de la Asociación de Exportadores del Perú (ADEX), conversaron sobre una hoja de ruta que plantea acciones concretas que beneficien a las microempresas exportadoras, que se implementarán en los próximos meses, como la cooperación conjunta, implementación de programas de capacitación, acceso a mercados y facilitación del comercio.

De la reunión también participó la directora General de Internacionalización de MIPYMES del MIC, Romina Da Re, quien señaló que fueron cinco los puntos enmarcados dentro de una agenda común, que es el “Fortalecimiento institucional y técnico”, mediante una cooperación entre el Centro de Investigación de Economía y Negocios Globales de ADEX (CIEN) y la Dirección General de Internacionalización de MIPYMES del MIC, para generar estudios y recomendaciones de política pública que impulsen la competitividad exportadora.

Asimismo, se habló de “Cultura exportadora y formación”, con la implementación de programas de capacitación conjunta a través de la Escuela de Comercio Exterior de ADEX, con becas y cursos especializados para técnicos públicos y MIPYMES paraguayas, que incluirán temas de logística, financiamiento, calidad e internacionalización.

La internacionalización y acceso a mercados, también forman parte de esta hoja de ruta, mediante la articulación para que las MIPYMES paraguayas participen en rondas de negocio, ferias sectoriales y espacios de networking como Expoalimentaria Perú 2025, aprovechando la experiencia de ADEX como articulador regional.

En cuanto a “Logística y facilitación del comercio”, Da Re indicó que se trata del desarrollo de proyectos piloto vinculados al modelo “Exporta Fácil” que Perú ya implementa, con miras a adaptar sus buenas prácticas a Paraguay. Asimismo, se exploró la posibilidad de que Perú funcione como plataforma logística de entrada y salida hacia otros mercados internacionales, utilizando su infraestructura portuaria y corredores hacia el Asia-Pacífico.

Por último, la “Sostenibilidad e innovación”, con la incorporación de metodologías para que las MIPYMES paraguayas puedan transitar hacia modelos de producción más sostenibles, con programas conjuntos orientados a certificaciones de calidad, trazabilidad y economía verde.

Perú, un socio estratégico

Durante el encuentro se destacó que Perú representa un mercado estratégico y altamente atractivo para los productos paraguayos, especialmente en el sector de alimentos y bebidas, además de ofrecer ventajas logísticas por su conexión con puertos internacionales. Se planteó incluso la posibilidad de impulsar la figura de “empresas paraguayas de bandera” con producción en Perú, capaces de proyectarse a mercados globales desde esa plataforma.

También participó el equipo de la Dirección General de Internacionalización de MIPYMES, en el marco de la Expoalimentaria Perú 2025 y del Proyecto PMDER RALADI “Internacionalización de MIPYMES paraguayas para el Mundo”, que impulsa la cooperación horizontal con instituciones del Perú para generar capacidades de fortalecimiento en las MIPYMES paraguayas.

El encuentro contó además con representantes de REDIEX, el Ministerio de Relaciones Exteriores, la Embajada de Paraguay en Perú, la Embajadora del Perú en Paraguay y miembros del directorio de ADEX. Esta instancia de trabajo se realizó como preámbulo a la firma de un Memorándum de

Entendimiento de Colaboración Internacional, que busca promover intercambios de conocimientos, programas y proyectos enfocados en fortalecer las relaciones comerciales y el intercambio de inversiones entre ambos países.

 

 

23/09/2025

Leia matéria completa aqui!

Categorias
mato grosso do sul noticias politica

CPMI do INSS: CGU suspeitava de irregularidades desde 2019

O ministro da Controladoria-Geral da União (CGU), Vinicius Marques de Carvalho, disse nesta quinta-feira (2) que tomou conhecimento de descontos associativos irregulares a aposentados e pensionistas em março de 2024, em meio às solicitações de informações feitas pela imprensa.

Ele, no entanto, ressaltou, que, desde o governo anterior de Jair Bolsonaro, em 2019, já havia, da parte das equipes técnicas do ministério, preocupações sobre esses descontos, por conta de algumas denúncias apresentadas à Controladoria.

“Desde 2019, foram mais de 11 reuniões daquele grupo de trabalho que discutia descontos associativos”, lembrou Carvalho durante sua participação na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que apura descontos ilegais em aposentadorias e pensões.

Alerta

Segundo o ministro, a CGU identificou, desde então, “dois pontos de alerta” sobre esses descontos. O primeiro, relativo a denúncias que haviam sido feitas sobre os descontos associativos. E o segundo ponto de alerta estava relacionado ao aumento dos valores cobrados.

Perguntado pelo relator da CPMI, deputado Alfredo Gaspar (União-AL), sobre quando teria tomado ciência desses descontos irregulares, o ministro respondeu que foi em março de 2024, após uma série de pedidos feitos por jornalistas, via Lei de Acesso à Informação.

Ele acrescentou que a área técnica da CGU informou que, antes das matérias jornalísticas, já estava fazendo um “trabalho relativo a esses descontos associativos, nos planos de 2023 para 2024”, em meio a mais de 600 auditorias.

“O que não se sabia era a dimensão do problema”, disse o ministro.

“Havia uma preocupação muito grande porque havia aumentado o número de entidades que assinaram um acordo de cooperação técnica com o INSS. Ou seja, acordos que autorizavam essas entidades a realizarem os descontos. Havia uma preocupação sobre a seriedade dessas entidades”, acrescentou.

Segundo Carvalho, o aumento no número de descontos ocorridos em 2022 e 2023 se deve ao cumprimento da lei orçamentária, do governo anterior.

“Cheguei na CGU em 2023. Acho que vale fazer um esclarecimento. O plano de auditoria é mais ou menos como o Orçamento, o governo herda a lei aprovada de orçamento do último ano do governo anterior. Nós herdamos o plano de auditoria da CGU feito em 2022 para executá-lo em 2023. E nós executamos. O nosso primeiro plano de auditoria só foi feito em 2023”, explicou.

Sigilo

Questionado pelo relator sobre declarações publicadas na imprensa, atribuídas a servidores da CGU, levantando suspeitas de que algumas informações consideradas sigilosas não teriam sido incluídas nos relatórios da CGU, o ministro disse que há diversos “imperativos legais” que podem tornar necessário o caráter sigiloso da informação, para evitar que se coloque em risco a investigação.

Ele, no entanto, garantiu que o relatório foi tornado público em sua integridade, uma vez que, após as operações da Polícia Federal, essas informações puderam ser tornadas públicas.

“Depois, com a operação realizada, não tinha motivo para se ter algo sigiloso no relatório”, acrescentou.

Veja a matéria completa aqui!

Categorias
noticias paraguai

Misión EE.UU.: Sectores estratégicos podrán ser financiados por el BID para impulsar el desarrollo local

Tras una reunión entre el presidente de la República, Santiago Peña; el ministro de Industria y Comercio, Javier Giménez y el presidente del Grupo BID, Ilan Goldfajn, en Estados Unidos se anuncio que el Grupo BID, destinará USD 1.000 millones para el financiamiento de sectores estratégicos para el Paraguay, como la hidrovía, astilleros, el sector agroindustrial, entre otros, buscando con ello el desarrollo, generar más inversiones y la creación de empleo calificado.

Durante el encuentro, la comitiva liderada por el Jefe de Estado, pudo diagramar cuáles son los segmentos estratégicos que tiene el sector privado en el país.

El Titular del MIC señaló que esta decisión, que tienen que ver con el financiamiento a empresas que operan en Paraguay, fortalece la visión del Poder Ejecutivo en esta esta agenda de colocar al Paraguay en el tapete internacional de atracción de inversiones que traerá consigo oportunidad para la inversión y crecimiento de la industria nacional y la generación de empleo calificado.

“El objetivo final del Gobierno del Paraguay es crear más oportunidades y así potenciar nuestra economía”, indicó Giménez.

Otras reuniones clave

La comitiva oficial prosiguió ayer martes con su agenda de reuniones estratégicas. El presidente Santiago Peña mantuvo una reunión con Christopher Ruddy, CEO de Newsmax, una de las cadenas de televisión más importantes de Estados Unidos, junto con Lou Rinaldi, embajador de Estados Unidos ante Uruguay y Lee Lipton representante alterno ante la OEA.

Posteriormente, se reunió con la primera ministra de Italia, Giorgia Meloni, con quien repasó la agenda bilateral y reafirmaron el compromiso de fortalecer los lazos entre Paraguay e Italia. El mandatario aceptó la invitación de realizar una visita de Estado a Italia, con el objetivo de seguir trabajando por el desarrollo y el futuro de ambos países.

Por último, tuvo un encuentro con autoridades de la FIFA, CONMEBOL, APF, AFA y Uruguay, donde el Gobierno del Paraguay reafirmó el objetivo de que el Mundial 2030 se celebre en el corazón de América.

 

24/09/2025

Leia matéria completa aqui!

Categorias
esporte noticias

Em Xangai, Djokovic tenta quebrar escrita em Masters; entenda

Praticamente um ano e 11 meses após seu último título de Masters 1000, o recordista Novak Djokovic começa, nesta sexta, a luta por mais uma conquista desse nível. E o rival do número 5 do mundo, na estreia de Xangai, na China, é um velho conhecido, o croata Marin Cilic, de 37 anos, ex-top 3 atual 94º do ranking. A partida começa às 7h30 (de Brasília), com transmissão da ESPN.

continua após a publicidade

➡️ Federer concorre ao Hall da Fama do Tênis
➡️ Alcaraz desiste do Masters 1000 de Xangai
➡️ Quanto Sinner vai receber pelo bicampeonato em Pequim

Desde que foi campeão do Masters 1000 de Paris, em novembro de 2023, seu 40º troféu desse nível, o sérvio jogou apenas mais duas finais em torneios desse porte. O penúltimo foi justamente em Xangai, ano passado, quando perdeu o título para o italiano Jannik Sinner. E o último foi em março de 2025, quando acabou surpreendido, na decisão de Miami, pelo tcheco Jakub Mensik. Aliás, Nole só venceu partidas desse nível, em 2025, na competição americana.

continua após a publicidade

Na atual temporada, além do vice no torneio na Flórida, onde buscava o heptacampeonato, que lhe garantiria um recorde na competição, ultrapassando o anfitrião Andre Agassi, Djokovic soma três derrotas em estreias nesse nível de torneio. A primeira foi para o holandês Botic Van de Zandschulp (85º), em Indian Wells. Depois, também caiu diante do chileno Alejandro Tabilo (32º), em Monte Carlo, e do italiano Matteo Arnaldi (44º), em Madri.

Djokovic leva enorme vantagem no confronto direto

O desta sexta-feira será o 22º duelo entre Djokovic e Cilic, campeão do US Open de 2014. Até hoje, são nada menos que 19 vitórias do sérvio. Nole, aliás, ganhou as últimas seis partidas contra o rival, a mais recente na final de Tel Aviv, em 2022.

Já o último triunfo do croata sobre o maior algoz foi na final do Queen’s Club, de Londres, de 2018.

continua após a publicidade

O sérvio Novak Djokovic em treino em Xangai (Foto: Jade Gao/AFP)
O sérvio Novak Djokovic em treino em Xangai (Foto: Jade Gao/AFP)

Veja Matéria COmpleta aqui!

Categorias
internacional noticias

Yasmin Alencar

Yasmin Alencar é jornalista formada pela Universidade Estadual da Paraíba, com passagens por emissoras afiliadas ao SBT, Record e Band. De 2020 a 2024, atuou na cobertura dos bastidores do Poder em Brasília.

Leia matéria completa aqui!

Categorias
mato grosso do sul noticias politica

Digitar o site oficial do Detran de MS no navegador web evita prejuízo com golpes

Um único clique no site errado custou R$ 237,64 para uma motorista de Campo Grande. O caso dela mostra como golpistas se aproveitam justamente do período de vencimento do licenciamento para enganar quem está com pressa.

Ontem (30) terminou o prazo para veículos com placas finais 3 e 9. Hoje (1º) é a vez das placas final 0. É nessas datas estratégicas que criminosos patrocinam sites clones do Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul), capturando motoristas distraídos.

Foi o que aconteceu com Edna L. C. que procurou a sede do Detran-MS nesta quarta-feira (1º). Na véspera, por volta das 18h, ela pesquisou no Google as palavras “Detran MS licenciamento” e entrou em um site que parecia oficial, com a diferença que não precisava fazer login para emitir a guia. Ao gerar a guia e pagar via Pix, acreditou que estava em dia com o órgão. Mas, na verdade, havia acabado de cair em um golpe.

O valor pago era quase idêntico ao do licenciamento real (R$ 238,36), o que aumentou a sensação de confiança. “Apareceram até três multas gravíssimas, o que achei estranho. Mesmo assim, emiti apenas a guia do licenciamento e paguei. Só depois percebi que o recebedor não era o Detran-MS, mas ‘Atendimento Digital e Guia Seg Ltda’”, contou Edna.

Ao tentar emitir o CRLV-e (Certificado de Registro e Licenciamento Eletrônico), ela percebeu que o documento ainda constava como pendente. A partir daí, ficou claro que tinha sido vítima de golpe.

A Diretoria de Tecnologia da Informação (Dirti) do Detran-MS analisou o caso para tentar derrubar o site falso e coletar informações. Edna também foi orientada a registrar boletim de ocorrência na Polícia Civil (PCMS).

Atenção redobrada

O Detran-MS lamenta situações como essa e reforça a importância de sempre conferir o endereço antes de emitir guias.

Segundo o diretor de Tecnologia da Informação do órgão, Robson Lui, há um detalhe que faz toda a diferença. “O site oficial do Detran é www.meudetran.ms.gov.br;. Assim como o Detran, todos os portais do Governo de Mato Grosso do Sul terminam em ms.gov.br. Qualquer domínio diferente disso deve ser considerado suspeito”.

Outro ponto essencial é conferir o recebedor. “Antes de digitar a senha, verifique quem vai receber. As guias do Detran sempre terão como recebedor: Detran MS”, destaca Lui.

Por segurança, tanto o Portal de Serviços Meu Detran quanto o aplicativo Meu Detran MS exigem login com CPF e senha para consultas e pagamentos.

Além disso, o cidadão pode contar com a Glória, assistente virtual oficial do Detran-MS pelo WhatsApp. O número é (67) 3368-0500, com selo de verificação da Meta. Pelo canal é possível consultar débitos, emitir guias e obter informações de forma prática e segura.

Veja a matéria completa aqui!