No início da tarde deste domingo (5), em Dourados, vários adolescentes passaram mal após ingerirem Vodka com energético durante uma festa na Rua Jaime Moreira, na região da Vila Industrial.
Uma jovem de 15 anos foi levada em estado grave para o Hospital da Vida. A Polícia Militar apreendeu duas garrafas de bebida e a Polícia Civil investiga o caso além da venda irregular de álcool a menores.
Em uma cena dramática e preocupante no Masters 1000 de Xangai, o tenista italiano Jannik Sinner, atual campeão do torneio e número 2 do mundo, foi forçado a abandonar sua partida de terceira rodada contra o holandês Tallon Griekspoor neste domingo (5) devido a cãibras severas que o impediram de continuar em quadra.
O italiano Jannik Sinner recebe ajuda para deixar a quadra durante sua partida contra o holandês Tallon Griekspoor no Masters 1000 de Shanghai (Foto: Hector Retamal / AFP)
O drama se desenrolou no quinto game do terceiro e decisivo set. Após mais de duas horas e meia de uma batalha intensa e de alta qualidade, Sinner começou a dar sinais visíveis de desconforto. As cãibras na coxa direita se tornaram tão agudas que o italiano mal conseguia se mover e executar o movimento de saque. Em seu último game de serviço, quebrou o saque com duas duplas faltas, evidenciando a gravidade da situação.
Com o placar em 6/7 (3/7), 7/5 e 3/2 para Griekspoor, Sinner, com dores visíveis, caminhou com extrema dificuldade até sua cadeira. O fisioterapeuta do torneio precisou entrar em quadra para auxiliá-lo, ajudando o jovem tenista a se sentar. Após uma breve massagem na perna, ficou claro que Sinner não teria condições de prosseguir.
continua após a publicidade
Com a decisão de abandonar a partida, Sinner precisou novamente do amparo do fisioterapeuta para se levantar e, mancando de forma acentuada, foi ajudado a sair da quadra central, sob os aplausos de um público que reconheceu seu esforço.
O italiano vinha de uma sequência impressionante, com o título do ATP 500 de Pequim na semana passada, e era um dos grandes favoritos ao bicampeonato em Xangai.
Para virar lei, a proposta precisa ser aprovada pela Câmara e pelo Senado
Estimado usuário. Preencha o formulário abaixo para remeter a página.
Foto: Divulgação
A Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 1940/24, que prevê que os produtores rurais serão ressarcidos pela concessionária de energia elétrica quando houver perda de produtos perecíveis por falta de luz. O relator, deputado Coronel Chrisóstomo (PL-RO), recomendou a aprovação do texto. “A responsabilidade da concessionária do serviço público de distribuição de energia elétrica por danos por ela causados está bem definida no Brasil”, disse.
Comprovação
Pela proposta aprovada, o produtor deverá apresentar documentação técnica comprovando que a perda foi causada pela falta de energia elétrica.
O ressarcimento será calculado com base no valor de mercado dos itens na região.
Prazo
O pedido de ressarcimento deverá ser dirigido à concessionária, que terá 30 dias para analisar o caso, sob pena de multa. Se a empresa não cumprir o prazo, haverá um acréscimo de 10% no valor calculado para ressarcimento.
“Produtores rurais de todo o País têm amargado perdas significativas em razão das quedas recorrentes no fornecimento de energia elétrica ou das oscilações na tensão da rede”, afirmou o autor da proposta, deputado Marx Beltrão (PP-AL).
Próximos passos
O projeto tramita em caráter conclusivo e ainda será analisado pelas comissões de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Para virar lei, a proposta precisa ser aprovada pela Câmara e pelo Senado.