Categorias
mato grosso do sul noticias politica

Sisu 2026: universidades iniciam convocação de lista de espera

As instituições públicas de ensino superior participantes do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2026 iniciaram nesta quarta-feira (11) a convocação de candidatos em lista de espera para ocupar vagas eventualmente não preenchidas na chamada regular do Sisu.

Os estudantes que manifestaram interesse em participar da lista de espera de apenas um curso de graduação estão sendo chamados de acordo com a ordem de classificação, modalidade de concorrência e disponibilidade de vagas.

O Sisu reúne as vagas ofertadas por instituições públicas de educação superior do Brasil que aderiram ao processo seletivo. A maioria delas é da rede federal de ensino superior com destaque para universidades federais e institutos federais.

Acompanhamento das convocações

Os inscritos em lista de espera devem conferir o resultado diretamente no site da universidade pública escolhida.

O candidato deve acompanhar as convocações, observar prazos, procedimentos e documentos exigidos para matrícula ou para registro acadêmico, estabelecidos em edital próprio da universidade.

Neste mesmo documento, a universidade pública deve comunicar os horários e locais de atendimento e se disponibiliza o acesso eletrônico para registro acadêmico e encaminhamento de documentação necessária para a matrícula.

Declaração para matrícula

Os candidatos que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio em 2025 para obter o certificado de conclusão do ensino médio podem buscar a declaração digital para a pré-matrícula na educação superior diretamente na Página do Participante do Enem, com login de acesso da plataforma Gov.br.

A novidade foi disponibilizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Para obter a declaração ou a certificação de conclusão do ensino médio pelo Enem os candidatos com mais de 18 anos precisam ter alcançado, no mínimo, 450 pontos em cada área do conhecimento do Enem, além de obter pelo menos 500 pontos na redação.

Recorde de vagas

Em 2026, o Sisu oferta mais de 274 mil vagas para 7,3 mil cursos disponíveis em 587 municípios.

Do total de vagas da graduação, 148,9 mil (54,3%) são disponibilizadas por meio da Lei de Cotas (Lei nº 12.711/2012) e outras ações afirmativas próprias de universidades públicas de ensino superior.

O Ministério da Educação (MEC) confirma que esta é a maior edição da história do programa, com a participação de 136 instituições públicas de educação superior de todo o país.

Na última semana, o MEC comunicou que 99% das vagas do Sisu 2026 foram preenchidas na chamada regular e contabilizou 271.789 candidatos aprovados entre 1,8 milhão de inscritos.

Veja a matéria completa aqui!

Categorias
mato grosso do sul noticias politica

Crime após bebedeira termina em morte na Aldeia Jaguapiru

Michael Jaikeson Machado, de 29 anos, morreu nesta quarta-feira (11/2), no HV (Hospital da Vida), após ser esfaqueado durante a madrugada na Aldeia Jaguapiru, em Dourados. Segundo o boletim de ocorrência, o crime aconteceu por volta de 0h15, quando a vítima e outras três pessoas consumiam bebida alcoólica.

De acordo com o relato de uma familiar da vítima, ele estava em uma residência na Aldeia Jaguapiru junto com Pedro Carmona Salina, de 43 anos, pais de Valdinho Riquelme Carmona, de 23, e de Eniel Riquelme Carmona, de 26.

Num determinado momento, Michael teria sido esfaqueado dentro da casa, tentou correr, mas foi perseguido e novamente agredido com vários golpes de faca. Moraores acionaram o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) que socorreu o rapaz para o hospital com cortes no tórax, abdômen, cabeça e face.

Apesar do atendimento médico, a vítima morreu por volta das 8h da manhã, em razão da gravidade das lesões.

Exames necroscópicos foram solicitados para auxiliar nas investigações e a PC (Polícia Civil) investiga o caso para esclarecer as circunstâncias, a dinâmica do crime e a responsabilidade dos envolvidos.

Veja a matéria completa aqui!

Categorias
mato grosso do sul noticias politica

Presença do Canil da PM marca início do ano letivo e reforça conscientização sobre cuidado animal em Ponta Porã




A Escola Municipal Manoel Martins, em Ponta Porã, recebeu na manhã de segunda-feira (9) a equipe do Canil do 4º Batalhão de Polícia Militar (4º BPM) para uma apresentação educativa durante o evento “Em Defesa dos Animais”. A ação contou com a participação do cão farejador Thor, da raça Golden Retriever, e reuniu alunos, professores e membros da comunidade escolar.

Durante o período matutino, a equipe realizou uma demonstração prática do trabalho desenvolvido pelos cães policiais, explicando de forma didática como ocorre o treinamento dos animais e quais são suas principais atribuições no serviço operacional. A atividade teve como foco não apenas apresentar a atuação do Canil, mas também reforçar valores como respeito, responsabilidade e proteção aos animais.

O cão Thor despertou a atenção das crianças, que acompanharam a apresentação com entusiasmo e participaram de forma interativa. A abordagem lúdica facilitou a compreensão sobre disciplina, cuidado e cidadania, promovendo um momento de aprendizado aliado à aproximação entre a Polícia Militar e a comunidade escolar.

De acordo com a organização, a iniciativa contribui para um início de ano letivo mais dinâmico, fortalecendo o vínculo entre escola, forças de segurança e sociedade, além de incentivar a formação de uma consciência voltada ao bem-estar animal e à convivência responsável.


Veja a matéria completa aqui!