Categorias
mato grosso do sul noticias politica

Receita Federal apreende aproximadamente R$ 1 mi em mercadorias e remédios para emagrecer




Operação Arco de Controle, deflagrada pela Receita Federal entre os dias 9 e 12 de fevereiro, em Dourados, apreendeu cerca de R$ 1 milhão em mercadorias e medicamentos proibidos, tudo com origem estrangeira.

Durante a ação, os agentes intensificaram a fiscalização nas rodovias da região e abordou diversos veículos suspeitos de transportar produtos estrangeiros sem documentação regular.

Segundo a Receita, entre os produtos mais apreendidos estão cigarros comuns e eletrônicos, e ainda os medicamentos utilizados para emagrecimento, cuja comercialização está proibida pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Operações como esta, essenciais para coibir práticas ilícitas que prejudicam empresas regularizadas, reduzem a arrecadação tributária e representam riscos à saúde dos consumidores, deverão acontecer em outras ocasiões.


Veja a matéria completa aqui!

Categorias
mato grosso do sul noticias politica

Norma da Anvisa sobre receitas controladas impressas entra em vigor

A partir desta sexta-feira (13), todos os receituários para prescrição de medicamentos controlados podem ser impressos em gráficas pelos próprios profissionais prescritores e pelas instituições de saúde. A norma foi aprovada pela diretoria colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no fim do ano passado.

Até então, alguns desses receituários — como os de cor amarela — eram impressos exclusivamente pela autoridade sanitária local. Com a publicação da resolução, a impressão de todos os modelos pode ser feita pelos próprios prescritores e pelas instituições.

Em nota, a Anvisa informou que a medida integra um conjunto de ações de desburocratização e simplificação do acesso da população brasileira a medicamentos e reforçou que a norma não elimina a exigência de impressão nem a obrigatoriedade de numeração fornecida pela autoridade sanitária local.

“Assim, prescritores e instituições devem continuar solicitando previamente essa numeração junto à autoridade sanitária competente e, a partir de 13 de fevereiro, poderão providenciar a impressão dos receituários em gráfica”, destacou a agência no comunicado.

A Anvisa ressaltou ainda que a resolução não altera outras regras estabelecidas por autoridades sanitárias locais. Em caso de dúvidas sobre exigências complementares relacionadas ao procedimento de impressão, a orientação é consultar a autoridade sanitária da respectiva localidade.

De acordo com a agência, os modelos de receituários anteriormente publicados nos anexos da Portaria nº 344/1998 deixam de ser válidos para novas impressões a partir desta sexta-feira. Os novos modelos a serem utilizados podem ser consultados na página do Sistema Nacional de Controle de Receituários (SNCR).

Receituários impressos até 12 de fevereiro de 2026 continuam válidos por tempo indeterminado.

A norma prevê ainda que, até junho, a Anvisa disponibilize uma ferramenta no SNCR que permite a emissão eletrônica de todos os receituários de medicamentos controlados.

“Até a disponibilização dessa funcionalidade, não há mudanças quanto à emissão eletrônica”.

“Para a emissão de notificações de receita em formato eletrônico, será necessário aguardar a implementação da ferramenta”, informou a agência.

Veja a matéria completa aqui!

Categorias
mato grosso do sul noticias politica

Vereadores de Ponta Porã agendam para dia 23 audiência para prestação de contas




A Câmara Municipal de Ponta Porã vai promover na próxima sexta-feira (23/2), a primeira audiência pública de prestação de contas do ano. Na sessão ordinária de terça-feira (10/2), os 17 vereadores aprovaram por unanimidade, um requerimento da Comissão Permanente de Economia, Finanças e Fiscalização, marcando a data da audiência.

O ofício foi lido pelo presidente, vereador Jelson Bernabé.

A comissão é formada pelos vereadores Natalia Velasques (presidente), Gabriel Arce (vice-presidente) e Agnaldo Lima (relator).

A audiência, marcada para as oito horas da manhã, será o espaço para que a população saiba em detalhes a aplicação dos recursos públicos nos últimos quatro meses deste ano.

O presidente da Câmara, vereador Jelson Bernabé lembra que a audiência pública é aberta e todo cidadão e cidadã deve participar, acompanhar e sugerir questões dentro do que rege a legislação em vigor.


Veja a matéria completa aqui!