Categorias
mato grosso do sul noticias politica

Acadêmicos de Niterói, que homenageou Lula é rebaixada; Unidos do Viradouro é a campeã

A Acadêmicos de Niterói, escola que recebeu diheiro público e homenageou o presidente Luiz Inácui Lula da Silva, ficou em último lugar e foi rebaixada do Grupo Especial do carnaval do Rio de Janeiro na apuração desta quarta-feira (18). A escola fazia sua estreia na elite das agremiações neste ano e recebeu apenas duas notas 10.

Com o enredo “Do Alto do Mulungu surge a esperança: Lula, o operário do Brasil”, a Acadêmicos de Niterói contou, no desfile de domingo (15/2), a história de Lula desde a infância no Nordeste, passando pela migração com a família para São Paulo, o trabalho como torneiro mecânico e a liderança sindical, até a Presidência da República.

A comissão de frente levou para a Sapucaí uma representação da rampa do Palácio do Planalto, lembrando a última posse de Lula, ao lado de integrantes da sociedade civil. Atores e bailarinos também representaram o ministro Alexandre de Moraes, do STF, e os ex-presidentes Dilma Rousseff, Michel Temer e Jair Bolsonaro.

O carro abre-alas representou a região onde o presidente Lula nasceu: o agreste pernambucano, com uma mistura de exuberância e escassez. Em um dos carros, a escola trouxe uma crítica às políticas sociais da época do governo Bolsonaro e à forma como ele enfrentou a pandemia. Na parte traseira, o carnavalesco fez uma referência à prisão do ex-presidente.

Só que não foi apresentado pela escola, foram os escândalos de corrupção do governo Lula como Mensalão, Petrolão e sua condenação na Lava Jato.

A escola teve problemas na dispersão, com alegorias que ficaram presas na saída da avenida. O fim da apresentação teve correria e a alegoria continuou no local após o término do desfile. A escola seguinte, a Imperatriz, afirmou que foi prejudicada pelo incidente.

Ações judiciais e representações

O enredo da Acadêmicos de Niterói foi alvo de pelo menos dez ações judiciais e representações no Ministério Público e no TCU que tentaram impedir o desfile ou suspender e reverter repasses de recursos públicos.

As iniciativas alegavam que trechos do samba e da apresentação configurariam propaganda eleitoral antecipada do presidente Lula – a Lei Eleitoral só permite propaganda após 16 de agosto. Também houve pedidos para barrar a presença do presidente na Marquês de Sapucaí e para restringir manifestações consideradas ataques a adversários.

O caso chegou ao plenário do TSE, que, por unanimidade, negou liminar para proibir o desfile, sob o argumento de que a intervenção poderia caracterizar censura prévia. Ministros, porém, alertaram que eventuais condutas na Avenida poderiam ser analisadas posteriormente e resultar em punições.

Após o julgamento, o PT orientou integrantes a evitar atos que pudessem ser interpretados como propaganda antecipada. O governo federal negou irregularidades, afirmou que não participou da escolha do enredo e sustentou que o apoio financeiro às escolas – outro ponto questionado pela oposição – é recorrente.

Depois do desfile, Lula elogiou a apresentação nas redes sociais. A oposição reagiu, com críticas e anúncios de novas medidas judiciais, novamente alegando promoção eleitoral antecipada e uso indevido de recursos públicos.

Partidos e parlamentares, sobretudo os ligados à bancada evangélica, também criticaram uma das últimas alas da escola, a “Neoconservadores em conserva”, que trazia famílias dentro de latas, algumas com adereço com referência religiosa.

Unidos do Viradouro é campeã do Carnaval do Rio de Janeiro

A Unidos do Viradouro é a campeã do Carnaval do Rio de Janeiro em 2026. O resultado foi anunciado nesta quarta-feira (18), depois da apuração dos votos do Grupo Especial que ocorreu na Cidade do Samba, no bairro da Gamboa, região central da cidade.

O título veio depois de um total de 270 pontos. A vice-campeã foi a Beija-Flor, com 269,9 pontos, ao lado da Vila Isabel, com a mesma pontuação. Mais três agremiações completam o pódio: Salgueiro (269,7 pontos), Imperatriz (269,4) e Mangueira (269,2). Todas elas participam do Desfile das Campeãs no próximo sábado (21), no Sambódromo da Marquês de Sapucaí.

A Viradouro levou para o Sambódromo o enredo Para cima, Ciça!, que celebra os 70 anos de Moacyr da Silva Pinto, o mais longevo mestre de bateria de uma escola de samba em atividade.

Durante o desfile, o mestre homenageado participou da comissão de frente e do último carro alegórico, regendo os ritmistas. Além da Viradouro, Ciça já regeu as baterias da Unidos da Tijuca, Grande Rio, União da Ilha e Estácio de Sá, onde começou em 1988.

O mestre, reconhecido pelas bem ensaiadas paradinhas das baterias, liderou a percussão em dois dos três carnavais vencidos pela Viradouro (2020 e 2024) e em um desfile ganho pela Estácio de Sá (1992).

Este é o quarto título da Viradouro no Carnaval do Rio de Janeiro. O último troféu da escola havia sido em 2024. Na lista de maiores campeãs, a Portela permanece na liderança com 22 títulos, seguida de Mangueira (20), Beija-Flor de Nilópolis (15), Salgueiro, Império Serrano e Imperatriz Leopoldinense (9).

A Acadêmicos de Niterói foi a rebaixada deste ano para a Série Ouro com 264,6 pontos. A escola trouxe o enredo Do Alto do Mulungu Surge a Esperança: Lula, o Operário do Brasil.

A agremiação que ocupará a vaga da Acadêmicos de Niterói será conhecida na quinta-feira (19), quando sai o resultado oficial da apuração de votos da Série Ouro.

Veja a matéria completa aqui!

Categorias
mato grosso do sul noticias politica

Uems promove edição especial da Feira Cultural com foco no empreendedorismo feminino




A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Unidade Campo Grande, realiza no dia 6 de março de 2026 (sexta-feira), das 9h às 17h, a próxima edição da Feira Cultural UEMS. Esta será a primeira feira do ano e a segunda edição do projeto, que está sendo estruturado com a proposta de integrar, de forma permanente, o calendário institucional da unidade.

Nesta edição, o evento contará com um formato especial em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março.

A programação será marcada pela participação exclusiva de empreendedoras, com o objetivo de valorizar o protagonismo feminino, incentivar a economia criativa e destacar a diversidade presente dentro e fora do ambiente universitário.

Aberta ao público, a Feira Cultural reúne exposição e comercialização de produtos como artesanato, gastronomia, moda autoral, arte e outros segmentos criativos.

A iniciativa busca fortalecer o vínculo entre universidade e comunidade, promovendo integração, visibilidade para pequenos negócios e incentivo à produção cultural local.


Veja a matéria completa aqui!

Categorias
mato grosso do sul noticias politica

CBF confirma data da estreia do Operário na Copa do Brasil

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou na última segunda-feira (16) a tabela detalhada referente à segunda fase da Copa do Brasil 2026. Esta etapa do torneio será disputada entre os dias 24 de fevereiro e 5 de março. O Operário FC é uma das 74 equipes que ingressam nesta fase e se juntam aos 14 times que avançarem da primeira fase. Os confrontos são definidos em jogo único e os vencedores seguem na disputa. Em caso de empate, o classificado sai na disputa de pênaltis.

O adversário do Galo, definido por sorteio, é o ASA-AL e o time sul-mato-grossense não deu sorte na definição do mando do confronto e vai decidir a vaga na terceira fase em Arapiraca (AL). Segundo a tabela, a partida acontece na próxima quarta-feira (25), às 19h (MS), no Estádio Coaracy Fonseca.

Antes da viagem para Alagoas, o Operário joga pelo Campeonato Sul-Mato-Grossense. Domingo (22), às 15h, encara, no Estádio Virotão, o CE Naviraiense. O vencedor garante vaga antecipada na fase semifinal da competição.

Ivinhema FC e FC Pantanal são os outros times sul-mato-grossenses que podem estar na segunda fase da Copa do Brasil. Os dois entram em campo nesta quarta (18), às 19h30. O Azulão do Vale recebe o Independente-AP no Estádio Saraivão e o Tricolor visita o Ji-Paraná-RO, no Estádio Biancão.

Se avançar, o Pantanal volta a jogar na quarta-feira (25), às 19h, no Estádio Colosso da Lagoa, em Erechim, contra o Ypiranga-RS. No caso do Ivinhema, se passar a primeira fase, joga mais uma vez em casa, contra o Volta Redonda-RJ, no dia 4 de março, às 18h.

Veja a matéria completa aqui!