Uma carga de maconha que teria saído da região de fronteira foi interceptada na manhã desta terça-feira, 3 de março, durante fiscalização na Rodovia Olímpio Ferreira da Silva (SP-272), em Pirapozinho, interior de São Paulo.
A apreensão ocorreu por volta das 11h50, no quilômetro 4 da rodovia, sentido leste, durante a Operação Impacto, realizada em ação conjunta com a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado em São Paulo. A abordagem foi feita por equipe do Tático Ostensivo Rodoviário da 2ª Companhia da Polícia Militar Rodoviária.
O veículo, um Ford Focus com placas de Belo Horizonte, foi parado para fiscalização de rotina. Durante vistoria minuciosa, os policiais localizaram 323 tabletes de maconha escondidos no porta-malas e também sob o assoalho, tanto na parte dianteira quanto traseira do automóvel. Após a pesagem oficial, a droga totalizou 266,6 quilos.
O condutor, um homem de 34 anos, morador de Piraquara, no Paraná, foi preso em flagrante. Conforme informações da polícia, ele possui antecedentes criminais e admitiu que assumiu a direção do carro já carregado no distrito de Tucuru, com destino a Presidente Prudente. Pelo transporte, receberia R$ 5 mil.
A ocorrência foi encaminhada à Delegacia da Polícia Federal em Presidente Prudente, onde foram apreendidos o entorpecente, o veículo e um aparelho celular. O suspeito permaneceu preso e está à disposição da Justiça, podendo responder por tráfico interestadual de drogas.
A apreensão reforça a atuação das forças de segurança no combate às rotas do narcotráfico que partem da fronteira e utilizam rodovias estaduais e federais para distribuição da droga em grandes centros urbanos.
O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, disse hoje (3), em São Paulo, que o governo poderá enviar um projeto de lei com urgência para o Congresso Nacional, caso as discussões que tratam sobre a jornada de trabalho, como o fim da escala 6×1 e a redução de horas semanais, não caminhem na”velocidade desejada”.
A urgência impõe que tanto a Câmara dos Deputados quanto o Senado tenham 45 dias para deliberar o tema, sob pena de trancamento da pauta.
“Tem um debate importante com a direção das duas Casas [Câmara e Senado]. O presidente [da Câmara] Hugo Motta assumiu conosco de tocar as duas coisas: as PECs [Proposta de Emenda à Constituição] que estavam lá e também os projetos de lei [PL] vigentes que estão tramitando na Casa. Evidentemente que o PL pode ter uma velocidade maior que o da PEC. Mas o governo não descarta, a depender da conversa entre o presidente Hugo Mota e o presidente Lula, de mandar um projeto de lei em urgência. Se as coisas não caminharem na velocidade desejada, nós podemos encaminhar um projeto de lei com urgência que, acredito, seria a possibilidade dela evoluir”, disse o ministro, durante entrevista coletiva em que divulgou os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego.
Uma das PECs que tramitam atualmente no Congresso aumenta de um para dois dias o descanso mínimo semanal — preferencialmente aos sábados e domingos – e diminui de 44 para 36 horas o tempo máximo de trabalho semanal, sem contar horas extras. Atualmente, a Constituição estabelece que a carga de trabalho será de até oito horas diárias e até 44 horas semanais.
Durante entrevista a jornalistas, Marinho disse considerar viável o fim da jornada 6×1, mas ressaltou que a prioridade do governo é a redução de jornada que, em sua visão, já deveria ter ocorrido.
“Nesta fase, acredito sinceramente que é plenamente possível reduzir a jornada máxima de 44 para 40 horas semanais. E, portanto, isso pode levar à condição de acabar com a escala 6×1, que é o grande sonho de milhões de trabalhadores e trabalhadoras, em particular do comércio e serviço.”
Ele também reiterou que não há discussão atualmente no governo sobre compensações fiscais às empresas como contrapartida para a mudança. Para ele, “o pressuposto para a compensação é o aumento da produtividade”.
“Não faz sentido, na minha opinião, pensar em incentivos fiscais para a questão [da redução] da jornada parcial”, disse o ministro.
“É preciso que o mundo empresarial, os trabalhadores e suas representações colaborem no sentido de melhorar o ambiente do mundo do trabalho. Se você evitou acidente, evitou doenças, você vai aumentar a produtividade. Se você investir em tecnologia, você vai garantir o aumento da produtividade. E o Brasil precisa melhorar a produtividade”, afirmou.
Caged
Em janeiro, o Brasil apresentou saldo positivo de 112.334 mil novos postos de trabalho com carteira assinada, segundo o Caged. O resultado foi obtido com a admissão de 2.208.030 pessoas e 2.095.696 desligamentos.
Apesar do balanço positivo, este foi o pior janeiro desde 2024, com saldo de 173.127 novos postos de trabalho. Segundo o ministro, a queda que vem sendo observada ocorre por causa dos juros altos (Selic), atualmente estabelecida em 15% ao ano.
“Cantamos essa bola desde 2004. O ritmo do juro praticado [em patamar elevado] ia levar a uma diminuição da velocidade [da criação de novos empregos]. Então, o que aconteceu foi uma diminuição da velocidade”, explicou.
Segundo o Caged, quatro setores tiveram um desempenho positivo em janeiro, com destaque para o da indústria, que teve um saldo positivo de 54.991 postos de trabalho. Em seguida aparece o da construção, com 50.545 de saldo; serviços (40.525) e agropecuária (23.073). Já o setor de comércio teve um desempenho negativo, com saldo de -56.800 postos de trabalho.
No acumulado de doze meses (entre fevereiro de 2025 e janeiro de 2026), o saldo de novos vínculos celetistas foi de 1.228.483.
Salário
O Caged apontou ainda que o salário médio real de admissão em janeiro deste ano foi de R$ 2.289,78, o que representou uma variação positiva de R$ 77,02 em relação a dezembro do ano passado.
O brasileiro Rodrygo sofreu rompimentos do ligamento cruzado anterior do joelho direito e do menisco e perderá a Copa do Mundo de 2026.
O jogador sentiu dores na derrota do Real Madrid para o Getafe, pelo Campeonato Espanhol, na segunda-feira.
Pela manhã, o Real Madrid divulgou nota oficial sobre o estado físico do jogador.
“Após exames realizados hoje em nosso jogador Rodrygo pelos Serviços Médicos do Real Madrid, foi diagnosticada uma ruptura do ligamento cruzado anterior e uma ruptura do menisco lateral da perna direita”, disse o clube espanhol.
A CBF também se posicionou oficialmente, se solidarizando com o atleta.
“A CBF se solidariza com o atleta Rodrygo Goes, atacante do Real Madrid e da Seleção Brasileira, que sofreu grave lesão durante a partida contra o Getafe, pela Liga Espanhola. Rodrygo teve lesão do ligamento cruzado anterior e do menisco externo do joelho direito. A CBF deseja ao atleta pronta recuperação e que retorne o quanto antes aos gramados”, escreveu na rede social ‘X’.
A lesão de ligamento cruzado anterior (LCA) é uma das mais graves para um jogador de futebol, com tempo de recuperação variando, em média, entre 6 e 12 meses.
Atual campeão brasileiro e da Copa Libertadores, o técnico Filipe Luís foi demitido pelo Flamengo após a goleada por 8 a 0 sobre o Madureira, pelas semifinais do Carioca. O anúncio foi feito pelo clube no início da madrugada desta terça-feira (3), minutos depois do treinador encerrar a entrevista pós-jogo. A dispensa do técnico ocorre dois meses após ele ter renovado o contrato com o Rubro-Negro até o fim de 2027. No próximo domingo (8), o Flamengo decide o título do Carioca contra o Fluminense, às 18h (horário de Brasília), no Maracanã.
Apesar do histórico vitorioso – cinco títulos em 16 meses – Filipinho amargou maus resultados no início da atual temporada: deixou escapar o título da Supercopa Rei para o Corinthians e o troféu da Recopa Sul-Americana para o Lanús (Argentina).
Ao fim da entrevista na noite de segunda-feira (2), Filipe Luís falou sobre o omento do time as críticas que vinha recebendo nas últimas semanas.
“Independentemente do que aconteça, se amanhã eu não estiver aqui, o meu amor e carinho pelo Flamengo sempre vai existir. E acredito que do torcedor, para mim, também. A cobrança momentânea tem que existir, como jogador fui muito cobrado e muito criticado, com razão, e isso me fez ser melhor. Não tenho dúvidas que vivi os melhores anos da minha vida aqui”, disse o treinador.
O meio-campista uruguaio Giorgian de Arrascaeta recorreu às redes sociais para demonstrar apoio a Filipe Luís.
“Em um mundo onde tudo passa rápido e nada é para sempre, a lealdade, o respeito e a amizade verdadeira valem ouro. E você é isso. A vida me ensinou que os valores não se negociam, e você é exemplo disso: humildade, compromisso e coração. Você sempre será um dos nossos, Fili”, publicou o jogador.
O comando técnico da equipe principal do Rubro-negro carioca foi o primeiro trabalho de Filipe Luís como treinador – antes ele treinava o time Sub-17 do Flamengo, com o qual foi campeão carioca em 2024. Meses depois, em setembro, ele assumiu o time principal, após saída de Tite. No mesmo ano, Filipe Luís faturou a taça da Copa do Brasil. Em 2025, o técnico protagonizou uma temporada vitoriosa: além do Brasileirão e da Libertadores, ele foi campeão da Supercopa do Brasil e do Campeonato Carioca. Durante a passagem pelo Fla, Filipe Luís somou 63 vitórias, 23 empates e 15 derrotas (cinco delas neste ano).
O vereador Jelson Bernabé apresentou, na sessão ordinária de terça-feira, 24, indicação ao prefeito de Ponta Porã, Eduardo Campos, com cópia ao secretário municipal de Saúde, Daniel Kayatt, solicitando a disponibilização do exame de angiotomografia de coronárias para pacientes da rede pública municipal, seja por meio de credenciamento, convênio ou pactuação com clínicas e hospitais especializados.
De acordo com o parlamentar, a angiotomografia de coronárias é um exame de imagem avançado e não invasivo, indicado para a avaliação de possíveis obstruções nas artérias coronárias, sendo fundamental para o diagnóstico precoce de doenças cardiovasculares.
O procedimento permite maior precisão na investigação de suspeitas de comprometimento cardíaco, possibilitando condutas médicas mais rápidas e eficazes.
Jelson Bernabé ressaltou que a oferta do exame aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) no município proporcionará mais agilidade no diagnóstico, além de reduzir a necessidade de deslocamentos para outros centros de referência.
A medida também contribuirá para a prevenção de complicações graves, como infarto e outras doenças cardíacas.
Diante da relevância do tema para a saúde pública, o vereador solicitou atenção especial do Poder Executivo para viabilizar a disponibilização do exame à população que dele necessitar, reforçando o compromisso com a ampliação e qualificação dos serviços de saúde em Ponta Porã.
A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira (3/3), a Operação POD, com o objetivo de combater o contrabando de dispositivos eletrônicos fumígenos (DEF) comercializados irregularmente nesta Capital.
A investigação identificou a venda de dispositivos eletrônicos fumígenos de origem estrangeira introduzidos no território nacional sem a devida regular importação e sem o recolhimento dos tributos incidentes, em possível afronta à legislação aduaneira e sanitária.
Foram cumpridos mandados de busca e apreensão em uma tabacaria localizada na cidade, bem como em um galpão onde foi constatado o funcionamento de uma fábrica clandestina de carvão para narguilé, atividade exercida sem autorização dos órgãos competentes e em desacordo com normas legais e ambientais.
Os responsáveis poderão responder, em tese, pelo crime de contrabando, além de outros delitos eventualmente apurados no curso das investigações, que prosseguem com a finalidade de identificar todos os envolvidos e dimensionar a extensão das atividades ilícitas.

A PC (Polícia Civil) segue investigando o duplo homicídio registrado na madrugada de domingo (1/3), em Caarapó, que teve como vítimas o advogado Cássio de Souza, de 40 anos, e o servidor público municipal Hugo Centurião Enciso, de 49. O caso ganhou contornos ainda mais complexos após depoimentos divergentes dos suspeitos presos e de testemunhas ouvidas durante a apuração.
As investigações indicam que o crime teve início após um desentendimento em frente a uma conveniência localizada na região central da cidade. O conflito teria surgido por motivos considerados banais e envolveu pessoas que mantinham relação próxima há muitos anos.
Segundo relatos colhidos pela polícia, a discussão evoluiu rapidamente para agressões físicas, obrigando um dos envolvidos a buscar abrigo em uma residência no Bairro Capitão Vigário.
Momentos depois, as duas vítimas foram até o imóvel para cobrar explicações, quando uma nova confusão se formou. Durante esse segundo confronto, disparos de arma de fogo atingiram Cássio e Hugo, que morreram ainda no local, antes da chegada do socorro.
Câmeras de segurança anexadas ao inquérito mostram trechos da briga inicial, o momento dos tiros e a fuga dos envolvidos em dois veículos distintos. Poucas horas após o crime, dois suspeitos — Antônio Marques da Silva, de 55 anos, e Alex Santos da Silva, de 34 — foram presos quando se deslocavam entre cidades da região. A arma utilizada no assassinato foi encontrada escondida no interior do carro em que eles estavam.
Durante os interrogatórios, pai e ex-genro apresentaram versões opostas sobre quem efetuou os disparos. Um atribui a autoria ao outro, enquanto ambos negam ser proprietários do revólver apreendido. O embate de narrativas também se estendeu a outros depoimentos, incluindo o de um frentista que afirmou ter atendido um terceiro envolvido logo após os homicídios. Segundo ele, o homem demonstrava forte abalo emocional e teria feito declarações espontâneas que sugeriam arrependimento e confissão.
O delegado responsável pelo caso informou que um dos investigados, considerado foragido, deve se apresentar à polícia para prestar esclarecimentos. Contra ele, já há decreto de prisão preventiva expedido pela Justiça. As investigações continuam para esclarecer a dinâmica dos fatos e definir, com base nas provas técnicas e testemunhais, a responsabilidade de cada envolvido.

Policiais do DOF (Departamento de Operações de Fronteira) apreenderam na tarde de domingo (1/3), veículo Fiat Uno carregado com 489 quilos de maconha, na BR-163, na região de Mundo Novo.
A equipe realizava patrulhamento quando visualizou o carro trafegando em alta velocidade, forçando ultrapassagens e com sinais visíveis de excesso de carga. Ao receber ordem de parada, o condutor desobedeceu e iniciou fuga.
Após acompanhamento por cerca de três quilômetros, o motorista abandonou o automóvel em uma estrada vicinal e fugiu para uma área de mata. Foram realizadas buscas no perímetro, mas o indivíduo não foi localizado.
No interior do veículo, os policiais encontraram diversos fardos do entorpecente que ocupavam todo o porta-malas e o banco traseiro.
O carro e a droga, avaliados em aproximadamente R$ 1,2 milhão, foram encaminhados à Delegacia de PC (Polícia Civil) de Mundo Novo.
As seis dezenas do concurso 2.979 da Mega-Sena serão sorteadas, a partir das 20h (MS), no Espaço da Sorte, localizado na Avenida Paulista, nº 750, em São Paulo.
O prêmio da faixa principal está acumulado e estimado em R$ 160 milhões.
O sorteio terá transmissão ao vivo pelo canal da Caixa no YouTube e no Facebook das Loterias Caixa.
As apostas podem ser feitas até as 19h (MS), nas casas lotéricas credenciadas pela Caixa, em todo o país ou pela internet, no Portal Loterias Caixa.
O jogo simples, com seis números marcados, custa R$ 6.