Categorias
mato grosso do sul noticias politica

Estudantes da UEMS podem participar do MS Supera: inscrições estão abertas para 600 vagasPrograma do Governo de MS garante auxílio mensal de R$ 1.621 a estudantes de baixa rendaPrograma do Governo de MS garante auxílio mensal de R$ 1.621 a estudantes de baixa renda







Estudantes da UEMS podem participar do MS Supera: inscrições estão abertas para 600 vagasPrograma do Governo de MS garante auxílio mensal de R$ 1.621 a estudantes de baixa rendaPrograma do Governo de MS garante auxílio mensal de R$ 1.621 a estudantes de baixa renda – Ponta Porã News
















































Veja a matéria completa aqui!

Categorias
mato grosso do sul noticias politica

Maconha que saiu da fronteira é apreendida em São Paulo

Uma carga de maconha que teria saído da região de fronteira foi interceptada na manhã desta terça-feira, 3 de março, durante fiscalização na Rodovia Olímpio Ferreira da Silva (SP-272), em Pirapozinho, interior de São Paulo.

A apreensão ocorreu por volta das 11h50, no quilômetro 4 da rodovia, sentido leste, durante a Operação Impacto, realizada em ação conjunta com a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado em São Paulo. A abordagem foi feita por equipe do Tático Ostensivo Rodoviário da 2ª Companhia da Polícia Militar Rodoviária.

O veículo, um Ford Focus com placas de Belo Horizonte, foi parado para fiscalização de rotina. Durante vistoria minuciosa, os policiais localizaram 323 tabletes de maconha escondidos no porta-malas e também sob o assoalho, tanto na parte dianteira quanto traseira do automóvel. Após a pesagem oficial, a droga totalizou 266,6 quilos.

O condutor, um homem de 34 anos, morador de Piraquara, no Paraná, foi preso em flagrante. Conforme informações da polícia, ele possui antecedentes criminais e admitiu que assumiu a direção do carro já carregado no distrito de Tucuru, com destino a Presidente Prudente. Pelo transporte, receberia R$ 5 mil.

A ocorrência foi encaminhada à Delegacia da Polícia Federal em Presidente Prudente, onde foram apreendidos o entorpecente, o veículo e um aparelho celular. O suspeito permaneceu preso e está à disposição da Justiça, podendo responder por tráfico interestadual de drogas.

A apreensão reforça a atuação das forças de segurança no combate às rotas do narcotráfico que partem da fronteira e utilizam rodovias estaduais e federais para distribuição da droga em grandes centros urbanos.

Veja a matéria completa aqui!

Categorias
mato grosso do sul noticias politica

Governo pode enviar projeto com urgência se escala 6×1 não avançar

O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, disse hoje (3), em São Paulo, que o governo poderá enviar um projeto de lei com urgência para o Congresso Nacional, caso as discussões que tratam sobre a jornada de trabalho, como o fim da escala 6×1 e a redução de horas semanais, não caminhem na”velocidade desejada”.

A urgência impõe que tanto a Câmara dos Deputados quanto o Senado tenham 45 dias para deliberar o tema, sob pena de trancamento da pauta.

“Tem um debate importante com a direção das duas Casas [Câmara e Senado]. O presidente [da Câmara] Hugo Motta assumiu conosco de tocar as duas coisas: as PECs [Proposta de Emenda à Constituição] que estavam lá e também os projetos de lei [PL] vigentes que estão tramitando na Casa. Evidentemente que o PL pode ter uma velocidade maior que o da PEC. Mas o governo não descarta, a depender da conversa entre o presidente Hugo Mota e o presidente Lula, de mandar um projeto de lei em urgência. Se as coisas não caminharem na velocidade desejada, nós podemos encaminhar um projeto de lei com urgência que, acredito, seria a possibilidade dela evoluir”, disse o ministro, durante entrevista coletiva em que divulgou os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego.

Uma das PECs que tramitam atualmente no Congresso aumenta de um para dois dias o descanso mínimo semanal — preferencialmente aos sábados e domingos – e diminui de 44 para 36 horas o tempo máximo de trabalho semanal, sem contar horas extras. Atualmente, a Constituição estabelece que a carga de trabalho será de até oito horas diárias e até 44 horas semanais.

Durante entrevista a jornalistas, Marinho disse considerar viável o fim da jornada 6×1, mas ressaltou que a prioridade do governo é a redução de jornada que, em sua visão, já deveria ter ocorrido.

“Nesta fase, acredito sinceramente que é plenamente possível reduzir a jornada máxima de 44 para 40 horas semanais. E, portanto, isso pode levar à condição de acabar com a escala 6×1, que é o grande sonho de milhões de trabalhadores e trabalhadoras, em particular do comércio e serviço.”

Ele também reiterou que não há discussão atualmente no governo sobre compensações fiscais às empresas como contrapartida para a mudança. Para ele, “o pressuposto para a compensação é o aumento da produtividade”.

“Não faz sentido, na minha opinião, pensar em incentivos fiscais para a questão [da redução] da jornada parcial”, disse o ministro.

“É preciso que o mundo empresarial, os trabalhadores e suas representações colaborem no sentido de melhorar o ambiente do mundo do trabalho. Se você evitou acidente, evitou doenças, você vai aumentar a produtividade. Se você investir em tecnologia, você vai garantir o aumento da produtividade. E o Brasil precisa melhorar a produtividade”, afirmou.

Caged

Em janeiro, o Brasil apresentou saldo positivo de 112.334 mil novos postos de trabalho com carteira assinada, segundo o Caged. O resultado foi obtido com a admissão de 2.208.030 pessoas e 2.095.696 desligamentos.

Apesar do balanço positivo, este foi o pior janeiro desde 2024, com saldo de 173.127 novos postos de trabalho. Segundo o ministro, a queda que vem sendo observada ocorre por causa dos juros altos (Selic), atualmente estabelecida em 15% ao ano.

“Cantamos essa bola desde 2004. O ritmo do juro praticado [em patamar elevado] ia levar a uma diminuição da velocidade [da criação de novos empregos]. Então, o que aconteceu foi uma diminuição da velocidade”, explicou.

Segundo o Caged, quatro setores tiveram um desempenho positivo em janeiro, com destaque para o da indústria, que teve um saldo positivo de 54.991 postos de trabalho. Em seguida aparece o da construção, com 50.545 de saldo; serviços (40.525) e agropecuária (23.073). Já o setor de comércio teve um desempenho negativo, com saldo de -56.800 postos de trabalho.

No acumulado de doze meses (entre fevereiro de 2025 e janeiro de 2026), o saldo de novos vínculos celetistas foi de 1.228.483.

Salário

O Caged apontou ainda que o salário médio real de admissão em janeiro deste ano foi de R$ 2.289,78, o que representou uma variação positiva de R$ 77,02 em relação a dezembro do ano passado.

Veja a matéria completa aqui!

Categorias
mato grosso do sul noticias politica

Rodrygo rompe ligamento do joelho e está fora da Copa




O brasileiro Rodrygo sofreu rompimentos do ligamento cruzado anterior do joelho direito e do menisco e perderá a Copa do Mundo de 2026.

O jogador sentiu dores na derrota do Real Madrid para o Getafe, pelo Campeonato Espanhol, na segunda-feira.

Pela manhã, o Real Madrid divulgou nota oficial sobre o estado físico do jogador.

“Após exames realizados hoje em nosso jogador Rodrygo pelos Serviços Médicos do Real Madrid, foi diagnosticada uma ruptura do ligamento cruzado anterior e uma ruptura do menisco lateral da perna direita”, disse o clube espanhol.

A CBF também se posicionou oficialmente, se solidarizando com o atleta.

“A CBF se solidariza com o atleta Rodrygo Goes, atacante do Real Madrid e da Seleção Brasileira, que sofreu grave lesão durante a partida contra o Getafe, pela Liga Espanhola. Rodrygo teve lesão do ligamento cruzado anterior e do menisco externo do joelho direito. A CBF deseja ao atleta pronta recuperação e que retorne o quanto antes aos gramados”, escreveu na rede social ‘X’.

A lesão de ligamento cruzado anterior (LCA) é uma das mais graves para um jogador de futebol, com tempo de recuperação variando, em média, entre 6 e 12 meses.


Veja a matéria completa aqui!

Categorias
mato grosso do sul noticias politica

Flamengo demite técnico Filipe Luís após goleada sobre o Madureira

Atual campeão brasileiro e da Copa Libertadores, o técnico Filipe Luís foi demitido pelo Flamengo após a goleada por 8 a 0 sobre o Madureira, pelas semifinais do Carioca. O anúncio foi feito pelo clube no início da madrugada desta terça-feira (3), minutos depois do treinador encerrar a entrevista pós-jogo. A dispensa do técnico ocorre dois meses após ele ter renovado o contrato com o Rubro-Negro até o fim de 2027. No próximo domingo (8), o Flamengo decide o título do Carioca contra o Fluminense, às 18h (horário de Brasília), no Maracanã.

Apesar do histórico vitorioso – cinco títulos em 16 meses – Filipinho amargou maus resultados no início da atual temporada: deixou escapar o título da Supercopa Rei para o Corinthians e o troféu da Recopa Sul-Americana para o Lanús (Argentina).

Ao fim da entrevista na noite de segunda-feira (2), Filipe Luís falou sobre o omento do time as críticas que vinha recebendo nas últimas semanas.

“Independentemente do que aconteça, se amanhã eu não estiver aqui, o meu amor e carinho pelo Flamengo sempre vai existir. E acredito que do torcedor, para mim, também. A cobrança momentânea tem que existir, como jogador fui muito cobrado e muito criticado, com razão, e isso me fez ser melhor. Não tenho dúvidas que vivi os melhores anos da minha vida aqui”, disse o treinador.

O meio-campista uruguaio Giorgian de Arrascaeta recorreu às redes sociais para demonstrar apoio a Filipe Luís.

“Em um mundo onde tudo passa rápido e nada é para sempre, a lealdade, o respeito e a amizade verdadeira valem ouro. E você é isso. A vida me ensinou que os valores não se negociam, e você é exemplo disso: humildade, compromisso e coração. Você sempre será um dos nossos, Fili”, publicou o jogador.

O comando técnico da equipe principal do Rubro-negro carioca foi o primeiro trabalho de Filipe Luís como treinador – antes ele treinava o time Sub-17 do Flamengo, com o qual foi campeão carioca em 2024. Meses depois, em setembro, ele assumiu o time principal, após saída de Tite. No mesmo ano, Filipe Luís faturou a taça da Copa do Brasil. Em 2025, o técnico protagonizou uma temporada vitoriosa: além do Brasileirão e da Libertadores, ele foi campeão da Supercopa do Brasil e do Campeonato Carioca. Durante a passagem pelo Fla, Filipe Luís somou 63 vitórias, 23 empates e 15 derrotas (cinco delas neste ano).

Veja a matéria completa aqui!

Categorias
mato grosso do sul noticias politica

Jelson Bernabé solicita angiotomografia de coronárias para pacientes da rede pública

O vereador Jelson Bernabé apresentou, na sessão ordinária de terça-feira, 24, indicação ao prefeito de Ponta Porã, Eduardo Campos, com cópia ao secretário municipal de Saúde, Daniel Kayatt, solicitando a disponibilização do exame de angiotomografia de coronárias para pacientes da rede pública municipal, seja por meio de credenciamento, convênio ou pactuação com clínicas e hospitais especializados.

De acordo com o parlamentar, a angiotomografia de coronárias é um exame de imagem avançado e não invasivo, indicado para a avaliação de possíveis obstruções nas artérias coronárias, sendo fundamental para o diagnóstico precoce de doenças cardiovasculares.

O procedimento permite maior precisão na investigação de suspeitas de comprometimento cardíaco, possibilitando condutas médicas mais rápidas e eficazes.

Jelson Bernabé ressaltou que a oferta do exame aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) no município proporcionará mais agilidade no diagnóstico, além de reduzir a necessidade de deslocamentos para outros centros de referência.

A medida também contribuirá para a prevenção de complicações graves, como infarto e outras doenças cardíacas.

Diante da relevância do tema para a saúde pública, o vereador solicitou atenção especial do Poder Executivo para viabilizar a disponibilização do exame à população que dele necessitar, reforçando o compromisso com a ampliação e qualificação dos serviços de saúde em Ponta Porã.

Veja a matéria completa aqui!

Categorias
mato grosso do sul noticias politica

PF combate contrabando de cigarros eletrônicos em Campo Grande




A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira (3/3), a Operação POD, com o objetivo de combater o contrabando de dispositivos eletrônicos fumígenos (DEF) comercializados irregularmente nesta Capital.

A investigação identificou a venda de dispositivos eletrônicos fumígenos de origem estrangeira introduzidos no território nacional sem a devida regular importação e sem o recolhimento dos tributos incidentes, em possível afronta à legislação aduaneira e sanitária.

Foram cumpridos mandados de busca e apreensão em uma tabacaria localizada na cidade, bem como em um galpão onde foi constatado o funcionamento de uma fábrica clandestina de carvão para narguilé, atividade exercida sem autorização dos órgãos competentes e em desacordo com normas legais e ambientais.

Os responsáveis poderão responder, em tese, pelo crime de contrabando, além de outros delitos eventualmente apurados no curso das investigações, que prosseguem com a finalidade de identificar todos os envolvidos e dimensionar a extensão das atividades ilícitas.

Mandados foram cumpridos em tabacaria e em galpão onde funcionava fábrica clandestina de carvão para narguilé.(Foto: Divulgação)


Veja a matéria completa aqui!

Categorias
mato grosso do sul noticias politica

Duplo assassinato em Caarapó expõe disputa entre conhecidos e versões contraditórias

A PC (Polícia Civil) segue investigando o duplo homicídio registrado na madrugada de domingo (1/3), em Caarapó, que teve como vítimas o advogado Cássio de Souza, de 40 anos, e o servidor público municipal Hugo Centurião Enciso, de 49. O caso ganhou contornos ainda mais complexos após depoimentos divergentes dos suspeitos presos e de testemunhas ouvidas durante a apuração.

As investigações indicam que o crime teve início após um desentendimento em frente a uma conveniência localizada na região central da cidade. O conflito teria surgido por motivos considerados banais e envolveu pessoas que mantinham relação próxima há muitos anos.

Segundo relatos colhidos pela polícia, a discussão evoluiu rapidamente para agressões físicas, obrigando um dos envolvidos a buscar abrigo em uma residência no Bairro Capitão Vigário.

Momentos depois, as duas vítimas foram até o imóvel para cobrar explicações, quando uma nova confusão se formou. Durante esse segundo confronto, disparos de arma de fogo atingiram Cássio e Hugo, que morreram ainda no local, antes da chegada do socorro.

Câmeras de segurança anexadas ao inquérito mostram trechos da briga inicial, o momento dos tiros e a fuga dos envolvidos em dois veículos distintos. Poucas horas após o crime, dois suspeitos — Antônio Marques da Silva, de 55 anos, e Alex Santos da Silva, de 34 — foram presos quando se deslocavam entre cidades da região. A arma utilizada no assassinato foi encontrada escondida no interior do carro em que eles estavam.

Durante os interrogatórios, pai e ex-genro apresentaram versões opostas sobre quem efetuou os disparos. Um atribui a autoria ao outro, enquanto ambos negam ser proprietários do revólver apreendido. O embate de narrativas também se estendeu a outros depoimentos, incluindo o de um frentista que afirmou ter atendido um terceiro envolvido logo após os homicídios. Segundo ele, o homem demonstrava forte abalo emocional e teria feito declarações espontâneas que sugeriam arrependimento e confissão.

O delegado responsável pelo caso informou que um dos investigados, considerado foragido, deve se apresentar à polícia para prestar esclarecimentos. Contra ele, já há decreto de prisão preventiva expedido pela Justiça. As investigações continuam para esclarecer a dinâmica dos fatos e definir, com base nas provas técnicas e testemunhais, a responsabilidade de cada envolvido.

Veja a matéria completa aqui!

Categorias
mato grosso do sul noticias politica

DOF apreende quase meia tonelada de maconha em Mundo Novo




Policiais do DOF (Departamento de Operações de Fronteira) apreenderam na tarde de domingo (1/3), veículo Fiat Uno carregado com 489 quilos de maconha, na BR-163, na região de Mundo Novo.

A equipe realizava patrulhamento quando visualizou o carro trafegando em alta velocidade, forçando ultrapassagens e com sinais visíveis de excesso de carga. Ao receber ordem de parada, o condutor desobedeceu e iniciou fuga.

Após acompanhamento por cerca de três quilômetros, o motorista abandonou o automóvel em uma estrada vicinal e fugiu para uma área de mata. Foram realizadas buscas no perímetro, mas o indivíduo não foi localizado.

No interior do veículo, os policiais encontraram diversos fardos do entorpecente que ocupavam todo o porta-malas e o banco traseiro.

O carro e a droga, avaliados em aproximadamente R$ 1,2 milhão, foram encaminhados à Delegacia de PC (Polícia Civil) de Mundo Novo.


Veja a matéria completa aqui!

Categorias
mato grosso do sul noticias politica

Mega-Sena sorteia nesta terça-feira prêmio acumulado em R$ 160 milhões




As seis dezenas do concurso 2.979 da Mega-Sena serão sorteadas, a partir das 20h (MS), no Espaço da Sorte, localizado na Avenida Paulista, nº 750, em São Paulo.

O prêmio da faixa principal está acumulado e estimado em R$ 160 milhões.

O sorteio terá transmissão ao vivo pelo canal da Caixa no YouTube e no Facebook das Loterias Caixa.

As apostas podem ser feitas até as 19h (MS), nas casas lotéricas credenciadas pela Caixa, em todo o país ou pela internet, no Portal Loterias Caixa.

O jogo simples, com seis números marcados, custa R$ 6.


Veja a matéria completa aqui!