Preços do feijão recuam em outubro

Image source - Pexels.com


O mercado do feijão começou outubro com menor dinamismo



Foto: Canva

Após subirem no fim de setembro, os preços do feijão carioca e preto recuaram no início de outubro em diversas regiões, segundo o Cepea. Com menor liquidez, compradores adotam postura cautelosa.

O mercado do feijão começou outubro com menor dinamismo. Após altas mais consistentes na segunda quinzena de setembro, os preços do feijão carioca e preto registraram recuos em algumas praças monitoradas pelo Cepea. O recuo reflete a retração dos compradores, que se dizem abastecidos para o curto prazo.

Segundo análise do Cepea, os agentes do varejo e da indústria estão aguardando um novo fôlego nas vendas para retomar as aquisições da matéria-prima. Com isso, a liquidez está limitada, dificultando negócios e gerando pressão baixista sobre as cotações.

Enquanto o mercado interno se ajusta, o campo já movimenta a próxima safra. De acordo com levantamento da Conab, até o dia 27 de setembro, o plantio da primeira safra 2025/26 de feijão atingia 12,8% da área prevista no país.O Rio Grande do Sul liderava as atividades, com 29% da área já semeada, seguido pelo Paraná (28%), Santa Catarina (25,9%) e Minas Gerais (1,5%), nas regiões onde o vazio sanitário não se aplica.

Com compradores mais cautelosos e ritmo lento de negócios, o mercado do feijão entra em outubro sob pressão nos preços. Ao mesmo tempo, o avanço do plantio da nova safra nas regiões Sul e Sudeste começa a influenciar as expectativas do setor para os próximos meses.



Veja a matéria completa aqui!